Início / Notícias / Palestras de Carpinejar e Duda Garbi e programa do Sescoop movimentam Pedro Osório
Palestras de Carpinejar e Duda Garbi e programa do Sescoop movimentam Pedro Osório

Palestras de Carpinejar e Duda Garbi e programa do Sescoop movimentam Pedro Osório

Pedro Osório recebeu, no último sábado (17), quatro grandes atividades do Programa de Educação e Cultura Cooperativista, promovido pelo Sescoop/RS, pela Prefeitura de Pedro Osório e Sicredi.

Foram realizadas palestras em quatro locais simultaneamente para trabalhar a educação cooperativista, com destaque para o escritor Fabrício Carpinejar, da Zero Hora e da Rede Globo, que conversou com o grupo feminino e Duda Garbi, jornalista das rádios Atlântida e Gaúcha, que recebeu o grupo dos jovens.

Centenas de pessoas, divididas em quatro diferentes grupos: jovens, lideranças, mulheres e crianças, foram incentivadas a serem protagonistas no desenvolvimento e na gestão das cooperativas.

A programação serviu como preparação para a 10ª edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo que acontece na cidade, no próximo sábado (24).

GRUPO LIDERANÇAS
No Salão Paroquial o grupo de lideranças de cooperativas, entidades sociais, prefeitos e demais autoridades regionais assistiu à apresentação do presidente do Sistema Ocergs/Sescoop-RS, Prof. Vergilio Perius, sobre as potencialidades do Cooperativismo Gaúcho. Logo em seguida, foram apresentados dois painéis: Painel 1- Experiências de Gestão e Educação Cooperativa no Ramo Crédito e Saúde, com o Presidente da Sicredi Fronteira Sul Sr. Geraldo Ott Filho e a Unimed Pelotas. O segundo painel foi sobre as Experiências de Gestão e Educação Cooperativa no Ramo Agropecuário, com o presidente da Camal Sr. Sieghard Ott.

46446042_2013770911994638_2801615400633106432_n

GRUPO DE CRIANÇAS
O Ginásio de Esportes 3 de Abril recebeu o grupo de crianças de até 13 anos das escolas de Pedro Osório. As crianças participaram de atividades dinâmicas e jogos cooperativos para incentivar a cooperação, com a pedagogia do Projeto União Faz a Vida, do Sicredi. Em seguida, aprenderam sobre Educação ambiental e Eco Cooperação, com Aurora Alimentos e Samara que educa e ensina as crianças de um jeito divertido a cuidar do meio ambiente.

GRUPO JOVENS
Já no Clube Piratini, um grupo de jovens de até 21 anos assistiram à palestra bem humorada do comunicador Duda Garbi, “Tire o melhor de si mesmo” sobre motivação pessoal e trabalho em equipe. Duda apresentou momentos que considera marcantes em sua trajetória e o caminho que percorreu até chegar ao grupo RBS, ressaltando ao público a importância de persistir na realização de sonhos e projetos. Em seguida, o professor e pesquisador Everaldo Marini, discorreu sobre o tema “O jovem e o cooperativismo”, em que apresentou dados sobre as cooperativas escolares no Brasil e no mundo, sua história e origem, objetivos, benefícios, responsabilidades e orientou sobre como constituir uma cooperativa escolar.

46505742_2013771411994588_5831780317622435840_n

GRUPO MULHERES
E no Clube Recreativo da Terceira Idade Recordar é Viver, os trabalhos foram voltados para o grupo de mulheres produtoras que têm um importante papel na comunidade. Elas se emocionaram com à palestra de Fabrício Carpinejar sobre “Família de afetos: um jeito gaúcho de amar”, que tratou sobre o papel de alguns hábitos e demonstrações de afeto e carinho tipicamente gaúchos e de que forma aproveitar cada instante com a família.

Em conversa com a reportagem, Carpinejar destacou o público pedro-osoriense “Hoje tudo foi traduzido em emoção. Adorei essa cidade, muito acolhedora, com espírito cooperativista. Foi importante para trazer a origem do nosso movimento, que é familiar”, explicou. Como um bom poeta, Carpinejar finalizou com uma frase de efeito: “Temos que ser leais ao nosso destino, mas nunca negando as nossas origens”, finalizou.

46449392_2013771058661290_8884118475723767808_n

ENCERRAMENTO

O encontro foi finalizado com o relato de cada atividade realizada, no Salão Paroquial. Lideranças, jovens, crianças e mulheres trocaram as experiências de uma manhã produtiva em Pedro Osório.

O presidente do Sistema Ocergs/Sescoop-RS, Prof. Vergilio Perius, encerrou o programa agradecendo o empenho da Prefeitura na realização do evento. “Meus sinceros agradecimentos para a Administração Municipal, que nos ajudou muito na realização desse evento”, disse.

O prefeito Chola comemorou o sucesso do evento: “Quero agradecer a todos que cooperaram hoje. Crianças, jovens, mulheres e lideranças, muito obrigado. Vamos todos juntos difundir o cooperativismo em Pedro Osório”, disse.

Antes do almoço cooperativo, com todos os presentes nas quatro atividades, o grupo das crianças preparou uma surpresa para todos os presentes: os pequenos Carlos, Benhur, Murilo e Sofia cantaram uma música sobre meio ambiente, reciclagem e cooperativismo.

FESTIVAL

No próximo sábado (24) o programa será coroado com a realização do 11º Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, no Ginásio de Esportes Três de Abril. Na oportunidade, além da apresentação da etapa Classificatória, totalizando 20 músicas, será realizada também a Final do Festival, que terá como atração de encerramento show com a dupla Kleiton e Kledir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top