Início / Notícias / Prefeitura suspende aulas e eventos diante da epidemia de coronavírus
Prefeitura suspende aulas e eventos diante da epidemia de coronavírus

Em reunião na manhã dessa segunda-feira (16), no gabinete, o município de Pedro Osório decidiu suspender as aulas da rede pública municipal, bem como os eventos públicos, por tempo indeterminado. A programação do aniversário de 61 anos de Pedro Osório está cancelada.

Participaram da reunião o prefeito Chola; o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Cal Oliveira; os secretários da Saúde, Gennaro Buonocore Netto; de gabinete, Ricardo Alves; da educação, Margareth Fiori; de Finanças, Ademir dos Santos; os diretores, de cultura, Andrieli Pereira; de desenvolvimento municipal, Lauri Centeno e do CRAS, Mara Castro, além da equipe da Secretaria Municipal da Saúde.

A medida, adotada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, é preventiva em relação à epidemia do Covid-19, conhecido como Novo Coronavírus.

Em Pedro Osório ainda não há nenhum casos suspeito da doença. O decreto municipal é uma precaução a possível disseminação do vírus, seguindo a recomendação da Secretaria Estadual da Saúde.

Além das escolas municipais e eventos públicos, a recomendação da Secretaria da Saúde é que eventos e entidades em geral, públicas e privadas, também parem suas atividades.

EM CASO DE SUSPEITA

A Secretaria da Saúde está disponível para atendimento de casos suspeitos 24h por dia. A recomendação é que, o cidadão que tiver os sintomas descritos abaixo, imediatamente realize o agendamento de avaliação médico-clínica nas Unidades Básicas de Saúde, pelos telefones: 3255-1744, Santa Tereza e 3255-1599, Brasília, das 7:30h às 17h. Fora desse horário, o contato pode ser feito pelo telefone 98419-0053.

Após a avaliação inicial, a Secretaria da Saúde irá disponibilizar uma equipe treinada, para coleta de material para diagnóstico e monitoramento dos sintomas à domicílio.

Os principais sintomas do coronavírus são:

Febre;
Tosse;
Dificuldade para respirar;
Batimento das asas nasais;
Histórico de viagem para área de transmissão;
Histórico de contato próximo de algum caso suspeito ou confirmado.