NIP REALIZA BATIMETRIA DO RIO PIRATINI EM PARCERIA COM A PREFEITURA

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 06 de Outubro de 2025


NIP REALIZA BATIMETRIA DO RIO PIRATINI EM PARCERIA COM A PREFEITURA

A equipe do Núcleo Integrado de Previsão (NIP) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está realizando, nesta segunda-feira (06), um importante estudo técnico de batimetria no Rio Piratini — um processo de mapeamento detalhado do fundo do rio que permite conhecer sua forma, profundidade e relevo subaquático.

O prefeito Ricardo Alves e o coordenador municipal da Defesa Civil, Lauri Centeno, acompanharam as ações realizadas nas margens do rio, em um trecho de aproximadamente 2 quilômetros, abrangendo áreas acima e abaixo das cidades de Pedro Osório e Cerrito.

O trabalho faz parte das ações do projeto de monitoramento hidrológico desenvolvido pela UFPel em parceria com as prefeituras dos dois municípios e com o Governo do Estado, com o objetivo de aprimorar os estudos de comportamento do Rio Piratini e subsidiar futuras medidas de prevenção e mitigação de enchentes.

De acordo com a coordenadora do NIP, professora Tamara Beskow, a batimetria é uma ferramenta essencial para entender o comportamento do leito do rio e fornecer dados precisos que possam orientar obras, políticas públicas e planos de contingência.

Prefeitura Municipal


Pedro Osório