Notícias|

Nesse sábado (29) foi realizado, na sede do GTF Sentinelas da Liberdade, o 14º Concurso Municipal de Borregas, promovido pelo Núcleo de Criadores de Ovinos de Pedro Osório e Cerrito, Emater-RS/Ascar e Prefeitura Municipal de Pedro Osório. O prefeito Chola participou do evento, juntamente com o presidente do Comagro Lauri Centeno, o secretário de Gabinete Carlos Alberto Ferreira e a gerente da Emater Carine Harter.
O evento que teve sua primeira edição em 2007, se tornou tradição no município, e neste ano de 2022, contou com a inscrição e participação de 12 lotes de borregas de ovinocultores de Pedro Osório.
Foram premiados os seguintes proprietários de animais no concurso de borregas:
Raça ideal
1° lugar: Altair e Rose Meri Blank
2° lugar: Leonardo Hepp Ferreira
Melhor borrega rústica da raça do produtor Altair Blank
Raça corriedale
1° lugar: Ivo Nei Ferreira Medeiros
2° lugar: Rodrigo Magalhães
Melhor borrega da rústica da raça do produtor Ivo Nei Ferreira Medeiros
Raça Hampshire down
1° lugar: Nilza dos Santos Machado
2° lugar: Sidnei Gonçalves da Silva
Melhor borrega rústica da raça da produtora Nilza dos Santos Machado
Raça corriedale naturalmente coloridas
1° lugar: Rodrigo Sedrez
2° lugar: Maria Lúcia Drummond
Melhor borrega rústica da raça do produtor Rodrigo Sedrez
Cruzamento de raças
1° lugar: Fernando Blank de Mendes
Foi jurado do concurso de borregas e do concurso de cordeiros, o médico veterinário e técnico da Associação Brasileira de Criadores de ovinos – ARCO, Leonardo Farion, que ressaltou a qualidade dos rebanhos de Pedro Osório.
“O concurso tem o objetivo de destacar a atividade de ovinocultura no município e contribuir para o desenvolvimento e melhoramento genético dos rebanhos, principalmente dos pecuaristas familiares”, disse a gerente da Emater, Carine Harter.