Saúde - Quarta-feira, 22 de Março de 2023

PREFEITURA E GESTÃO AVALIAM DOIS ANOS DE INTERVENÇÃO NA SANTA CASA

Intervenção já completou dois anos

PREFEITURA E GESTÃO AVALIAM DOIS ANOS DE INTERVENÇÃO NA SANTA CASA

Passados dois anos de intervenção municipal na Santa Casa de Misericórdia, a Administração se reuniu para avaliar as ações durante esse período. Em encontro no gabinete, nessa quinta-feira (02), o prefeito Chola reuniu-se com o vice-prefeito Cal Oliveira, o coordenador Geral de Administração e Interventor da Santa Casa Ricardo Alves; o secretário de Saúde Kiko Lucas, o gestor Administrador da Santa Casa Gennaro Buonocore Netto e o gestor Financeiro da instituição, Rubilar Calmon.

A Prefeitura assumiu a gestão da Santa Casa em 10 de fevereiro de 2021, diante da possibilidade de fechamento da instituição. De acordo com o relatório inicial, as sérias dívidas acumuladas ao longo dos anos chegaram a quase R$ 7 milhões, somando dívidas trabalhistas, previdenciárias, de energia elétrica e saneamento.
Outro grande baque veio em agosto de 2021. O prédio onde funciona a Santa Casa foi penhorado pela 1ª Vara Federal de Pelotas, por causa de uma dívida fiscal com a Fazenda Nacional.  Essas dificuldades foram contornadas e no mesmo ano, através de um acordo com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), um débito de mais R$ 3,4 milhões com a União foi reduzido para menos da metade e o pagamento foi parcelado.

Dois anos depois da intervenção, a realidade da Santa Casa é outra. A Prefeitura de Pedro Osório aumentou o repasse para R$ 90 mil – enquanto a Prefeitura de Cerrito aumentou para R$ 40.300,00 mensais - realizou acordo para quitação das dívidas, mantém credores e salários em dia, incluindo dois aumentos aos funcionários. O último reajuste chegou a 7%.

No ano passado foi recuperado o certificado de filantropia, através da portaria 844, concedida pelo Ministério da Saúde. Foram investidos ainda na aquisição de um raio x digital, R$ 150 mil; aparelho eletrocardiógrafo R$ 48,650; reforma do telhado R$ 100 mil e mais R$ 12 mil na manutenção do gerador.
A manutenção da intervenção vem sendo avaliada a cada seis meses pelo executivo. “Nossa grande obra humanitária é lutar pela Santa Casa e manter essa instituição, que tem papel fundamental para nossa comunidade, em pleno funcionamento”, disse o interventor Ricardo Alves.