Saúde - Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2021

Prefeitura assume consensualmente a gestão da Santa Casa

A prefeitura municipal de Pedro Osório assumiu, nessa quarta-feira (10), a Administração da Santa Casa de Misericórdia de Pedro Osório. Em ato, realizado no gabinete, a gestão foi municipalizada de forma consensual com a antiga gestão e assumida pelo prefeito Chola. Em ofício direcionado ao gabinete, no final de janeiro, a antiga diretoria executiva da Santa Casa solicitou a “intervenção urgente do poder público na totalidade da gestão da instituição”. O pedido foi atendido pelo prefeito Chola devido ao risco de fechamento da Santa Casa, bem como a possibilidade do poder público de renegociar as dívidas e recuperar a saúde financeira da instituição. A prefeitura assume a gestão da instituição que passa por sérios problemas financeiros. Segundo levantamento da casa, são mais de R$ 3 milhões e 700 mil em dividas, que compreendem previdência social, FGTS, INSS, além do fornecimento de água e luz. O ATO Emocionado, o prefeito Chola admitiu ser uma decisão difícil, mas a melhor opção para a comunidade de Pedro Osório. “Nossa Santa Casa sofre com dividas históricas, assim como boa parte das instituições filantrópicas de saúde do Brasil. Não é motivo para comemorar, mas esperamos que seja o começo da retomada da Santa Casa”. O prefeito definiu uma comissão gestora que irá administrar a Santa Casa. Interventor: secretário de Saúde Ricardo Alves; Comissão gestora: Luis Faustino, Marlon Andreuchetti e Glaucia Barros; Gestor Administrativo: Gennaro Buonocore Netto; Gestor Financeiro: Rubilar Calmon. Participaram do ato: prefeito Chola; vice Cal; secretário de Saúde, Ricardo Alves; coordenadora regional da saúde, Caroline Hoffman; vereadores Fininho Souza, Betinho Amaral, André Bandeira e Funari, de Cerrito; prefeito de Cerrito, Douglas Silveira.