Saúde - Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022

Secretaria de Saúde divulga balanço das atividades realizadas em 2021

A Secretaria de Saúde de Pedro Osório, divulgou o balanço das atividades realizadas no ano de 2021, nesta quinta-feira (30), em reunião na Prefeitura Municipal entre o prefeito Chola e o secretário municipal de Saúde, Ricardo Alves. Entre as ações contra a Covid-19 estão o atendimento de 2.388 pacientes, monitoramento de 635 casos positivos, ações descentralizadas de aplicação de vacinação, e aplicação de mais de 13.500 doses, entre outros. Além dos procedimentos e atendimentos individuais realizados pelas equipes de saúde da família, equipe de saúde bucal e pelo antigo NASF, foram destaque as práticas coletivas de prevenção e promoção à saúde realizadas no ano, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Este ano também foi marcado pela volta do atendimento por especialidades: Pediatra 1.230 Psiquiatra 472 Psicólogo 297 Ginecologista 621 Nutricionista 328 Educador Físico 553 Neurologista 106 Cardiologista 91 Oftalmologista 62 Também foram realizados 13.808 procedimentos de Enfermagem, 1.258 atendimento Odontológico, 7.922 atendimentos por Médico Clínico Geral, além da realização de 438 ultrassonografia, 107 eletro, 44 tomografias, 34 mamografias, entre outros. Na Farmácia Municipal foram distribuídos 779.891 medicamentos. Para o Hospital Santa Casa de Misericórdia, que passa por Intervenção Municipal, desde 10 de fevereiro, foram transferidos R$ 1.022.102,98. O Setor de Transportes fez o deslocamento de 5.701 pacientes para outros municípios, o que dá uma média de 475,08 usuários por mês, ou 15,83 por dia. O município realizou no ano de 2021, gastos em saúde no percentual de 24,14% (R$ 6.606.409,01) sendo que o mínimo exigido é de 15%. “Foi um ano de muitos desafios, mas também de retomada e de muitos avanços na saúde pública do município. A pandemia da Covid-19 ainda continua, mas o plano de convivência e o avanço na vacinação nos permitiram dar passos importantes em busca de uma saúde cada vez melhor”, disse o Secretário de Saúde, Ricardo Alves. “É um compromisso da administração, melhorar a saúde dentro do que está ao nosso alcance. Nós temos ampliado serviços e atendimentos, temos feito um combate intenso ao Covid-19, fazendo chegar a vacina no braço das pessoas e sabemos que a saúde é um grande desafio”, finalizou o Prefeito Chola.